Como organizar uma rotina desorganizada de trabalho remoto?

Em meio a tantas mudanças que fomos submetidos nesse 2020, é fácil acabar com uma agenda de trabalho remoto desorganizada, de vez em quando.


Há algumas soluções que podem ajudar na sua rotina remota. Por mais que o termo home office esteja em alta, saiba que o período que passamos não serve como a definição mais concreta de trabalho remoto, pois a nossa rotina não é a mesma de tempos “normais”.


Veja algumas dicas práticas para organizar a sua desorganizada rotina de trabalho remoto.


Acorde sempre na mesma hora


Há o suficiente em sua programação que você não pode prever, então é essencial que você siga rotinas quando tiver uma escolha. Uma dessas áreas está na sua hora de descanso e sono.


Escolha um horário que funcione bem com seu relógio biológico, horário de trabalho e compromissos pessoais e, em seguida, cumpra-o.


Defina um alarme recorrente em seu telefone de segunda a sexta para esse horário. Se necessário, defina um alarme para ir dormir no telefone para as noites de domingo a quinta-feira para lembrá-lo de quando você precisa começar a se preparar para dormir.


Uma manhã mais tranquila


Para ter certeza de que terá pelo menos um pouco de tempo para você todos os dias, faça pelo menos uma coisa pela manhã. Isso pode ser tão simples quanto levar de 5 a 10 minutos para beber uma xícara de café e ler notícia, por exemplo. Caso prefira, pode ser algo mais parecido com fazer exercícios.


O mais importante é que você faça algo que o faça se sentir calmo e centrado imediatamente, para que não sinta que tudo o que você faz é atender aos pedidos dos outros.


Planejando o dia


Os especialistas sempre recomendam fazer um planejamento semanal e diário para definir sua programação. Se a ideia de planejamento semanal for muito assustadora, comece com o planejamento diário.


Além disso, o planejamento diário pode ser tão simples quanto anotar os dois ou três principais itens que você precisa realizar durante o dia, bem como quaisquer pequenas tarefas urgentes.


Cada vez que você estiver entre as reuniões, olhe para trás para aquela lista e tente riscar esses itens. Isso evitará que você volte a responder e-mails durante todos os intervalos e não terá nenhum “trabalho de verdade” feito até depois do expediente.



Defina um horário de término


Quando você trabalha em casa, pode ser fácil fazer com que seu tempo de trabalho transborde para a noite. Não apenas tenha um horário claro para começar a trabalhar, mas também um horário claro para parar.


Decida o que é isso e, em seguida, persista. Isso lhe dará mais motivação para ser focado e produtivo durante o dia e proporciona mais prazer em suas noites.


Para ajudar a manter-se responsável por parar, planeje atividades pós-trabalho, como uma ligação com amigos, jantar com sua família ou malhar. Quando você tem um motivo para parar, terminar seu dia de trabalho é mais atraente.


Conclusão


Ainda temos um pouco mais de três meses restantes para 2020. Se sua agenda de trabalho em casa ficou complicada, use estas etapas para realinhar e ter um novo começo para o resto do ano. Você pode terminar melhor do que começou .


29 visualizações0 comentário